terça-feira, 23 de agosto de 2016

Porque as Crianças Suiças(Centradas,Calmas,Educadas) sao Tao diferentes das Crianças Estrangeiras(Sapecas,Hiperativas e Estridentes)

















Como è que eles Conseguem Adestrar essas Ferinhas? Qual a Magica? Porque a Maioria das Crianças Estrangeiras ou Filhos de Relacionamentos Bi-Nacionais sao na Maioria diagnosticado com déficit de atenção, Alguns com graus de Autismos ou mesmo com deficiencias cognitivas?



Vamos tentar desvendar esse mistério.

para isso foi necessário muito pesquisa e debate sobre o assunto com pessoas que conhecem os dois lados da moeda. todo o tema qual será abordado aqui ,não tem fundamento cientifico e pouco se fala abertamente sobre o assunto, foi baseado em observações e perguntas.

com esse texto não queremos generalizar e tão pouco ditar regras, o intuito è antes de mais nada è de estar trazendo a discussão esse tema e informar as mamães e futuras mamães de crianças binacionais ou mesma estrangeiras de língua portuguesa que chegue ate aqui no blog.

houve uma colaboração imensa da keithy schenk, que escreveu boa parte do texto e que esta inserida nesse grande universo que è ser mamãe aqui na suíça.





ABORDAGEM DA VIDA MATERNA NA SUICA



- Partindo do principio A GESTACAO: Aqui se tem um cuidado redobrado em relacao ao periodo gestacional, e muito recomendado que a mae tenha uma vida bem ativa, se movimente faca alguma atividade fisica e de preferencia ao ar livre se tiver possibilidade. Cuidar muito da alimentacao escolhendo alimentos e que sejam muito saudaveis. A Maioria da gestantes aqui são pele,osso e a barriguinha,não costumam ficar acima do peso na gestação , fazem exercícios normalmente quais já estavam acostumadas,nadam,correm,faz musculação e não conhece os desejos esdrúxulos que as mães latinas tem! As mamães suíças desconhecem os tais desejos extra na gravidez. O Médico ou Hebamme (HEBAMME É A PROFISSIONAL ENFERMEIRA ESPECIALIZADE EM PRÉ-NATAL,PARTO E ACOMPANHAMENTO PÓS-PARTO ATÉ OS 3 PRIMEIROS MESES DE VIDA DO BEBÊ ) a maioria dos partos aqui são realizados fora por essas enfermeiras HEBAMME (Parteiras com especialização em gestação e parto em Casas especialmente organizada e paramentada para diversas possibilidades de parto, onde se aplica também o parto humanizado, toda a família participa, até mesmo os filhos anteriores). Essa indicara aos pais que participem do cursos de gestantes e pais onde terão toda orientacao Como preparar o Ambiente fisico e psicologico para receber o bebe e ter o Ambiente perfeito para o desenvolvimento, os pais nao sao obrigados participar de nada. parêntese aqui caso a mae tenha habitos Como beber e fumar o medico nao a proibe, no entanto, ficara tudo registrado no seu prontuario e historico materno junto ao prontuario da crianca. E a partir dai ja aciona o sinal de alerta do desenvolvimento da crianca e Como sera afetada a questao social e escolar dela no futuro.As mamães suíças são bem diferentes das Latinas, aqui o bebê não se acostuma no colo, elas não carrega e balança bebês toda às vezes que o bebê chora, aqui elas têm uma postura de quê para o choro deve haver um motivo específico, (molhado,evacuado,frio,calor ou dor) não oferecem o peito ou mamadeira fora dos horários indicados,não oferecem peito ou comida como calmante para que o bebê não chore, algumas famílias adotam a chupeta, outras chupeta é fora de cogitação . Todos os horários e rotinas do bebê são extremamente respeitados.








- IDADE DESENVOLVIMENTO MOTOR E VERBAL: Entao nessa fase a crianca comecara interagir com as outros, em certos cantoes Como aqui em Luzern por exemplo serao recebidas visistas da Senhora Hebamme e da assistente social chamada mutterberatung que orientarao quanto ao desenvolvimento da crianca, indicarao grupos para atividades sociais junto com suas criancas,( aqui quando uma família recebe um bebê , a família faz uma grande placa,com o nome e data do nascimento e fixa num ponto bem visível na frente da casa, toda vizinhança e as outras mamães já ficam sabendo! Chegou mais um:) Como por exemplo o krebbelgruppe traduzindo ao pe da letra grupo de engatinhar, ali voce tem a chance de trocar ideias ao universo relacionado as criancas, lugares para visitar, onde comprar melhor, Como alimentar melhor, Como se cuidar para recuperar apos a gestacao. Nesse momento pode se observar bem que existe uma grande sincronia entre as criancas nativas, porque fora desses encontros as maes se encontram com frequencia e trocam favores do tipo enquanto uma trabalha a outra olha e vice e versa e para que tudo funcione seguem uma mesma linha de educacao e habitos. Ocorre tambem a participacao em trabalhos voluntarios relacionados a integracao das familias da prefeitura onde de mora, Como eventos culturais e ate bazares de roupas, calcados e brinquedos, normalmente chamado de Kinderbörse.



- IDADE JARDIM DE INFANCIA: Chegando nesse periodo as criancas a partir de 3 anos sao indicadas participar de uma atividade chamada Spielgruppe que ao pe da letra grupo de brincadeiras, que na verdade e uma pre preparacao para o jardim de infancia oficial a partir dos 4 anos dependendo do cantao. Nessa fase a maioria das criancas falam e ja sao bem independentes, aqui elas JA DEVEM VESTIR-SE SOZINHAS, DEVEM SABER COMPRIMENTAR AS OUTRAS PESSOAS, COMER SOZINHAS E DE PREFERENCIA IR AO BANHEIRO. Numa visao geral a maioria dos nativos nessa idade agem assim. Aqui nesse periodo as criancas nativas ja estao sendo treinadas para os convivios sociais, participação em atividades, e comunicação (sem uso do diminutivo,típico na linguagem infantil latina,tia,bonitinho,tudo nho)Clara e direta com os adultos. Aqui na Suica a escola se orienta muito dentro de temas relacionados as estacoes do ano, a manisfestacoes culturais do pais, atualmente com outros paises tambem e temas sempre atuais. A crianca e treinada resolver conflitos primeiro ouvindo e tentando conversar antes de atritos fisicos Como por exemplo. As criancas sao treinadas com a questao de Como se comportar nos meios de transportes ( é Comum ver as educadoras com grupos de crianças nos transportes públicos, apenas 2 cuidadoras com grupo de até 8 crianças, quem observa esse evento, pensa se tratar apenas de um passeio da escolinha)em locais publicos, porque o sistema de educacao dentro de casa e baseado no conversar a respeito de tudo claramente com linguagem adulta e olhando nos olhos o tempo inteiro. Aqui nesse periodo as criancas nas escolinhas estao sendo testadas em todos os quesitos Como coordenacao motora, suas multiplas inteligencias e a famigerada indice de atencao.



- IDADE ESCOLAR: A crianca entrou numa rotina bem disciplinada de horarios e alimentacao. As criancas acabam se encontrando (Alguns vilarejos pequenos,eles vão sozinhos até as casas dos amiguinhos da vizinhança para se juntarem e irem em grupos para as escolas)muito para brincar antes da entrada do jardim de infancia, Ai nessse momento os pais ja estao sendo observados pelos outros pais e pelos funcionarios da escola. Quando alguns pais notam algo estranho no coportamento de certos pais, tipo uma ausencia de socializacao ou ate mesmo uma euforia desnecessaria, eles ja ensinam a seus filhos nao se mantenham muito proximos do coleguinha tal. Eles vao sugerindo para as criancas tipo entao filho Como foi hoje a atividade na escola e tal, ah e aquele coleguinha ele participou o que ele fez? E ai elas ja sao treinadas. E importante aqui que os pais participem de todas atividades sugeridas pela escola e possam expor seus costumes culturais para os professores e outros pais assim ajuda no melhor convivio para todos.





- As familias vao passando os habitos umas para as outras e ai as criancas ja chegam preparadas no Ambiente escolar e social, diferente da maioiria de nos que nao conhecemos ou nao nos sentimos confortaveis com essa forma de educar as criancas. As Crianças de Pais Estrangeiros acostumadas com Outro Teor de Educaçao e Disciplina dentro de Casa, Quando Chegam a esses Grupos ou Iniciam a Vida Escolar Aqui, Geralmente sao avaliadas com Deficit de Atencao ou Mesmo Disturbios Psicologicos o que Nem Sempre pode realmente ser.



- Na verdade apesar de as criancas hoje participarem de um Ambiente multicultural elas nao sao ensinadas lidar com essas diferancas onde acontecem muito os bulllings e perseguições, no entanto e fundamental exigir da escolas dos professores que querem reunir com os pais das crianças envolvidas e pedir para ouvir os dois antes de aceitar os castigos, que em seja maioria arrebentam para o lado do estrangeiro.



- Caso os pais não tenham um olhar mais criterioso para seus filhos vão considerando que tudo e qualquer comportamento e normal e natural dentro da cultura dos pais, no entanto e onde tudo começa, a mutterberatung ja começa avaliar a criança desde de a época do grupo de engantinhar lembra, ai ela observa algo diferente no comportamento da crianca ai aciona a Hebamme para pedirem juntas o historico do hospital e ja vao fazendo anotacoes a parte de tudo e juntando. Ai entra no sistema educacional a crianca comeca no grupinho de brincadeiras la ele nao consegue intereagir com o novo Ambiente com as atividades muito coordenadas e displinadas que sao dadas ai comeca todo conflito, essa Senhora do grupo de brincadeira tem todo direito de rejeitar a participacao de sua crianca e ja e encaminhada para os cuidados especiais, Onde se inicia um outro novo universo.



- Quando sua crianca e indicada para os acopanhamentos do intituto de desenvolvimento pedagogico, vao buscar todo prontuario medico da crianca e entram em diversos testes e uma pre terapia familiar. Ja e aplicado de cara diversas atividades para avaliar o contato dos pais com a crianca e da crianca na escala de desenvolvimento.



- A vida de todos que tem contato direto com a crianca e investigada desde de as infancias dos pais, analizado todo historico medico dos pais e comecam ser enviados acompanhamentos diretos para casa da crianca para acompanhar in loco se as atividades sugeridas estao sendo realizadas para colaborar no desenvolvimento da crianca.

Aqui tem toda orientacao de jogos pedagogicos, contato fisico com a crianca, Como falar corretamente e olhos nos olhos, ajudar no controle da respiracao e concentracao. Deixar as criancas demonstrarem seus sentimentos, e explicar o sentimento que esta se sentindo para crianca.



- Nao e mencionado isso, porem, tem sim aqui na Suica um parametro uma metrica para definir se a crianca esta se desenvolvendo no conceito de crianca normal Sem excepcionalidade. Que tange no que foi dito acima dos comportamentos Sem conflitos para participarem de atividades, nao terem reacoes muito emocionais para diversas situacoes, conseguirem se manter alguns longos minutos numa atividade Sem se rebelar, enfim se alcanca esses pontos, ela tem grande chance de nao ser encaminhada para o tratamento especial.



- O governo suico da apoio total em tudo que for necessario desde a identificacao e tratamento da questao, o primeiro passo e aceitar a possibilidade que existe algo que nao esta em harmonia com essa crianca e essa familia, e na maioria dos casos e fato confirmado. Os companheiros e conjuges devem esta totalmente conscientes de tudo que esta acontecendo e participando ativamente de toda situacao. O convivio no ambito familiar e algo serissimo e interfere muito diretamente em todo tratamento uma vez que os terapeutas usam o aconchego do lar para resgatar essa crianca.



- E ensinado aos pais observar muito os pontos fortes e marcantes da personalidade da crianca, e o que ela demonstra ter muito Interesse e talento seja desenvolvido ainda mais, E importante ensinar muito a organizacao e orientacao de ponto de partica e chegada para crianca, elas sao



- A crianca e sempre muito confrontada com a questao de assedios e ate da pedofilia, pois acontece muito aqui na Suica tambem, dependendo dos casais pode ocorrer muitos casos de alienacao parental, pois a questao financeira interfere fortemente em todos andamento familiar.



- E alertado para se observar muito a questao da depressao infantil, por conta disso eles evitam dar diagnosticos precipitados quanto questoes de disturbios psiconeurologicos.



- A Suica pela necessidade de adequar o Ambiente educacional para receber os alunos de muticulturas faz projetos onde misturam-se pontos fortes de diversos pedagogos de varios outros paises.



- As criancas aqui sao ensinadas a desenvolver Hobbies e participarem de atividades como esportes, colonias de ferias em acampamentos diversos, atividades artísticas em todas suas formas e algumas religiosas.

- As criancas crescem num Ambiente de constante concorrência e disputa mesmo dentro da propria familia, e as vezes tendem a desqualificar as outras pessoas e os próprios pais quando entrando na puberdade.

- Numa maneira geral tem seus pontos especiais e ao mesmo tempo muita conexão em relacao as outras culturas.



Caso desejem obter informacoes mais especificas sugiro que registrem as perguntas no face ou no canal e podemos fazer o video de respostas isso foi uma pincelada para dar uma orientação como tudo acontece, ninguem esta aqui com intuito de ensinar programar o chip da crianca para o pensamento suíço no entato orientar ate que ponto uma mae aceite outras pessoas apenas sugerir doencas onde nem existem apenas pelo fato de uma nao adequacao aos padrões impostos aqui.
[1]

 

 

 



Texto e pesquisa .Keithy Schenk e Clau Stucki



[1]

Postagem em destaque

A Suíça poderá ser um Inferno sim...

Como tudo tem que começar do começo:) então começamos! Porque para alguns viver na Suíça pode ser o inferno! Partimos do princípio! Como e p...