O Fondue Suiço.
um fondue (vem da língua Francesa Fondue, que significa (derretido) de fondre) ou um fonduta (italiano) é originalmente um prato feito de queijo derretido dos Alpes.
A história do fondue tem séculos. Nos Alpes, os agricultores viviam severamente isolados principalmente pelas condições climáticas e também o difícil acesso pela rudeza do meio ambiente. Os alimentos básicos que poderiam ser produzidos ali eram pão e queijo.
Existem Também outras Historias (não confirmadas) do Surgimento do Fondue, Dizem que os monges durante o período de penitencia, não tinham permissão para comer alimentos sólidos ; Ao derreter o queijo, a fome era extinta sem quebrar a regra de jejum .
Outra Historia é que Tal qual a Nossa Historia da Feijoada no Brasil, Aqui o Fondue nasceu no período de miséria e fome, Dizem que os Famintos Juntava os Restos e Cascas do Queijos, Misturavam adicionando Vinho e Maizena para Engrossar e Matar a Fome e Amenizar o Frio das Casas Geladas .
A origem exata dos fondues de queijo não está clara. Suíça e Savoie na França (onde é conhecida como fondue savoyarde como especialidade nacional) reivindicam a origem do fondue. O fondue de queijo como um prato nacional suíço só existe a partir da década de 1950 e somente foi Aceito após Entrar no Livro de culinária do exército e foi a Partir dai que o fondue se tornou conhecido em toda a Suíça. Os militares trouxeram a receita do serviço militar para Casa e passaram a fazer para a família. Até hoje, a preparação de fondue é um negócio masculino em muitas famílias.
O primeiro fondue pré-pronto foi lançado em 1955. Nas décadas de 1970 e 1980, uma ampla campanha publicitária foi realizada na Suíça sob o lema "figugegl". não era uma nova palavra conhecida, mas uma abreviatura de "fondue isch guet e git e gueti luune" ("fondue é bom e faz um bom humor"). No inicio quando se Tornou Moda , Você poderia alugar conjuntos completos com caquelon, rechaud e garfos por uma taxa modesta em quase todos as lojas de Vendas dos Queijos. Com o Tempo e produção Maior de varias Fabricas esse Conjunto de preparar e comer Fondue ficaram mais baratos e Hoje, este serviço é supérfluo, já que um conjunto completo está disponível na maioria das famílias suíças.
O clássico fondue de queijo é apreciado na Suíça em numerosas variações regionais. vale a pena mencionar aqui o appenzeller fondue, que não é feito de uma mistura, mas exclusivamente da Appenzeller. No cantão de freiburg, um fondue (fondue fribourgeoise) só é apreciado pela variedade de queijo freiburger vacherin (pelo menos dois, melhores três graus de maturação), às vezes até vacherin e Greyerzer em partes iguais. Em geral, junte duas partes de greyerzer e uma parte do queijo raclette. Hoje Cada Região tem sua Receita própria.
nos restaurantes suíços, os fondues estão cada vez mais oferecidos com Sabores Variados , o fondue de tomate , fondue de ervas (enriquecido com várias ervas), fondue de alho (com muito mais alho do que o habitual), fondue de curry (aromatizado com um pouco de curry) e champagne fondue (em vez de vinho branco usa realmente champanhe) - o número de possibilidades é infinito.
Existe também Receitas sem Álcool, (Apesar do Álcool evaporar com o cozimento) para um fondue de queijo não alcoólico em vez de vinho branco, também é possível usar süssmost (suco de maçã) Essa Receita foi Desenvolvida Para Atender as Necessidades de turistas que Por Questões Religiosas não ingerem Álcool. Como Voces podem perceber, Houve e há imensas Variações ao Gosto do Freguês , Eu particularmente Gosto do Tradicional :) A propósito o Fondue se Come com o Pão Branco em Algumas Regiões, O Pão escuro em Outras e Na Região do Wallis se comem com pequenas Batatas Pré-Cozidas . Espero que Voces Tenham Gostado de saber mais Essa Especialidade da Culinária, Historia e Cultura Suíça . Deixo uma Receita do Fondue Classico para 6 pessoas, Levando em Consideração que A Media de Queijo por Pessoa é de 200 Gramas de queijo. O Fondue Classico usa os Queijos Gruyère, Vacherin e Camembert.
INGREDIENTES
Camembert de 500 g
400 Gruyère
400 gramas Vacherin
625 ml de vinho branco seco
6 colheres de chá de farinha de maisena . Em fogo Brando juntar os Queijos ao Vinho diluído com a Maisena e com uma Colher especial de Madeira ( com um Buraco no meio) mexer Lentamente fazendo o movimento de 8 no fundo da panela. Quando Todos os Ingredientes tiverem formado uma mistura Cremosa e borbulhante, esta pronto; é so transferir pro Réchaud e se deliciar com Pão ou com Batatas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário